Por que o inverno é a estação ideal para troca de contrato de ar condicionado?

Com a baixa da utilização dos equipamentos de ar-condicionado no período do inverno acaba não trazendo a urgência da preparação das empresas para o próximo verão.

Mas qual o problema de não se planejar com uma empresa adequada para executar os serviços preventivos no período de calor?

Já teve problemas quando o dia está extremamente quente e um dos equipamentos de ar condicionado param? Recebe muitas reclamações dos colaboradores? Tem dificuldade em encontrar uma empresa disponível para atendimento emergencial e acaba pagando muito caro por um serviço que pode até não resolver definitivamente o problema?

Esse cenário, muito comum, é apenas o final de um processo sem gestão dos serviços preventivos. Se a idéia é contratar uma nova empresa para os serviços de manutenção preventiva e implementação do PMOC conforme lei federal ou até mesmo trocar a atual empresa por desalinhamento dos serviços prestados o melhor momento é…o INVERNO. Isso mesmo.

Imaginando o período necessário de contratação, onboarding da nova contratação, início dos trabalhos pela empresa contratada, resolução dos principais problemas dos equipamentos provenientes da gestão anterior ineficiente e, aí sim, chegar ao ponto de maior confiabilidade dos equipamentos para atravessar o período de verão sem muitos percalços o início deste processo deve se dar no período de inverno e o mais breve possível.

Processo de contratação

Cada empresa possui um processo burocrático para contratação ou troca de fornecedores de sua base, leve em conta qual o tempo médio desde a cotação até o fechamento e liberação do início dos trabalhos.

Além disso, no período de verão todo o mercado está aquecido com baixa disponibilidade de agenda das empresas, o que, inevitavelmente aumenta o valor dos contratos pela alta demanda.

No inverno as empresas estão com menos demanda o que possibilita melhores negociações e facilidade de início dos serviços.

Integração/ Mobilização

Após o pedido emitido a empresa deverá passar pelo processo de envio de documentação e integração em sua empresa. Verifique qual o prazo médio deste processo.

A mobilização da equipe contratada, quando realizada no inverno, acaba sendo mais rápida pois a demanda por serviços do novo fornecedor pode estar baixa disponibilizando colaboradores de sua base para executar os serviços. Uma contratação no período de verão pode demandar a busca de novos profissionais e contratação por parte do fornecedor, o que acaba atrasando ainda mais o período de mobilização.

Serviços iniciais da empresa contratada

Ao iniciar os serviços de um novo contrato o fornecedor deverá realizar um levantamento inicial em todos os equipamentos coletando informações técnicas e diagnosticando falhas e processos de melhoria em cada um dos equipamentos para realizar um planejamento de execução dos serviços necessários.

Com um início no período de verão muitos equipamentos deverão receber um atendimento emergencial, o que prolonga o processo inicial do fornecedor de levantamento e execução de todos os serviços necessários.

Já no inverno o levantamento e serviços críticos já podem ser realizados com mais facilidade devido a baixa utilização dos equipamentos.

Período de verão

Com uma contratação tardia e início dos serviços no período mais quente do ano a empresa contratada não poderá realizar os serviços preventivos e melhorias da melhor maneira possível a fim de minimizar as corretivas pois já terá que “apagar muitos incêndios”. O processo irá se normalizar no ciclo de inverno do ano seguinte.

Já a contratação no período de inverno dará tempo suficiente para a execução dos levantamentos e serviços preliminares reduzindo os chamados corretivos no verão e, assim, tendo um melhor rendimento da contratação realizada.

A gestão destas contratações realizada em conjunto com o time de compras e manutenção normalmente é postergado pois o período de inverno não traz muitos problemas com os equipamentos de ar condicionado devido a baixa utilização mas esta análise mais profunda nos da este período como a janela ideal para uma nova contratação ou troca de fornecedor por insatisfação dos serviços prestados.

A Ar Clean com implantação de mais de 150 Planos de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) e a mais de 20 anos no mercado possui conhecimento e tecnologia para que o inicio dos novos contratos sejam rapidamente colocados em um cenário de controle a fim de minimizar os riscos de aumento de serviços corretivos.

Um dos indicadores que nosso software nos traz é a redução de ocorrência dos nossos contratos no passar dos semestres. Quer saber mais sobre como realizar a contratação ou troca da empresa atual de sua empresa para execução dos serviços preventivos? Deixe seu contato que um de nossos especialistas irão entrar em contato e agendar uma visita.

Como deixar o seu sistema de Ar Condicionado adequado às normas da Anvisa, e evitar multas.

Por ser uma norma recente, regulamentada em 2018, grande parte dos técnicos de manutenção e das empresas não têm o conhecimento técnico para implementar o PMOC da maneira mais adequada.

A Ar Clean está há 20 anos no mercado, e é especialista na instalação e manutenção de sistemas de climatização e ar condicionado.

Agende uma visita técnica e saiba como economizar, ganhar produtividade e garantir a satisfação de todos colaboradores com seu sistema ar condicionado.

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco e agendar uma visita técnica gratuitamente.

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Relacionados