Como a morte de um Ministro endureceu as normas de manutenção dos Sistemas de Ar Condicionado

Em meio à uma intensa agenda no governo Fernando Henrique Cardoso em 1997, o então Ministro de Telecomunicações Sérgio Motta ficou internado por insuficiência respiratória no Hospital Albert Einstein.

O quadro pulmonar do Ministro piorava a cada dia na UTI, e após 12 dias um dos ministros mais importantes daquele governo não resistiria.

O que descobriram alguns meses depois, é que a morte de Sérgio Motta seria totalmente evitável caso a manutenção do ar-condicionado estivesse em dia.

Acontece que após um tempo sem a manutenção do ar condicionado, a qualidade do ar é prejudicada e ficam sujeitas à Síndrome do Edifício Doente (SED), devido a maior incidência de microrganismos e partículas prejudiciais à respiração.

Especialistas dizem que entre 15% a 30% dos ocupantes de um ambiente sem manutenção do ar condicionado podem contrair problemas respiratórios como aconteceu com o ministro.

Por esse motivo, o governo federal regulamentou que todas as empresas e espaços que utilizam ar condicionado precisam ter o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle).

Em caso de ter um sistema de ar condicionado na sua empresa e não ter um PMOC, as multas às empresas podem chegar até R$ 1,5 milhão, fora o risco diário à saúde de colaboradores, fornecedores e clientes que frequentam aquele ambiente.

Benefícios de ter um PMOC

Evitar multas não deve ser a sua única motivação, a implementação do PMOC na sua empresa irá trazer economia, ganho de produtividade e vários benefícios:

  • Mais Segurança na qualidade do ar no ambiente da sua empresa; 
  • Prolongamento da vida útil de equipamentos gerando economia;
  • Menor consumo de energia elétrica do seu sistema de ar condicionado;
  • Não corra riscos de multas por estar fora da normas da ANVISA;
  • Redução significativas de reclamações sobre as condições da temperatura e da qualidade do ar;
  • A manutenção de um equipamento tem um custo pelo menos 10x menor, do que a troca de todo o equipamento ou peça;
  • Mais satisfação aos colaboradores e clientes na sua empresa.

Como implementar o PMOC na sua empresa

Por ser uma norma recente, regulamentada em 2018, grande parte dos técnicos de manutenção e das empresas não têm o conhecimento técnico para implementar o PMOC da maneira mais adequada.

A Ar Clean está há 20 anos no mercado, e é especialista na instalação e manutenção de sistemas de climatização e ar condicionado.

Agende uma visita técnica e saiba como economizar, ganhar produtividade e garantir a satisfação de todos colaboradores com seu sistema ar condicionado.

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato conosco e agendar uma visita técnica gratuitamente.

Compartilhe esse artigo!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Artigos Relacionados